quinta-feira, 21 de setembro de 2017

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO PÓS-IMPRESSIONISMO
HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC
A Ilustração na Pintura - O Retrato no Cartaz Publicitário
Influência da Fotografia e dos Cartazes Japoneses
    

HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa
Albi, França 1864 - Saint-André-du-Bois, França 1901
Pintor e litógrafo pós-impressionista, conhecido por pintar
a vida boêmia de Paris no final do século XIX.
Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente
aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.
Trabalhou por menos de vinte anos, mas deixou um legado artístico importantíssimo, revolucionando o design gráfico
dos cartazes publicitários, e ajudando a definir o estilo que seria porteriormente conhecido como Art Nouveau.
Nascido na nobreza, era herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai era o conde Alphonse 
de Toulouse-Lautrec Monfa.
Lautrec sofria de uma doença genética rara, caracterizada por ossos frágeis e baixa estatura: ele media apenas 1.50 mts de altura.
Aos dezesseis anos foi estudar pintura com León Bonnat,
professor rígido que não o agradava. Logo foi estudar com
Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, e Lautrec mudou-se 
para aquele bairro de má fama onde encontrou seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso.
Frequentador assíduo do Moulin Rouge e de outros cabarés,
tinha como tema principal de suas pinturas a vida
da boêmia parisiense, que ele representava com um desenho satírico semelhante ao de Honoré Daumier,
e uma composição influenciada pela fotografia e as gravuras japonesas, dois fatores de grande importância cultural no fim
do século XIX.
Escondido no coração de Montmarte estava o jardim de Pere Foret onde Lautrec pintou uma série de retratos ao ar livre
de Carmen Gaudin (a modelo ruiva que aparece no quadro "A Lavadeira" de 1888.) Quando o cabaré Moulin Rouge abriu as portas, Lautrec foi contratado para fazer os cartazes
anunciando os espetáculos, e posteriormente passou a ter
assento cativo no cabaré, onde suas pinturas 
eram expostas. Em muitos cartazes pintados nessa época,
são retratadas famosas artistas dos cabarés como
Ivette Gilbert, a "dançarina louca" La Goulue, a qual criou o can can francês, e Jane Abril, retratada no cartaz 
"Divan Japonais".
Lautrec fez uma revolução nas artes gráficas e na publicidade do século XIX, cuja influência chegou até
a Modernidade no início so século XX. Além dos cartazes para o Moulin Rouge, fez também cartazes promocionais de outros cabarés e teatros. Foi quando a arte deixou de ser patrocinada pela igreja e os nobres, para ser
comprada pelo comércio crescente gerado pela revolução
industrial.
Em 1899, a vida desregrada e o exesso de alcool, cobram
seu preço, Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica.
Sua saúde vai se deteriorando, sofre ataques de paralisia
e não consegue mais pintar.
Em 9 de setembro de 1901, morreu em consequencia
de um derrame.

dados extraídos da Wikipédia