CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO PÓS-IMPRESSIONISMO - LES NABIS
EDOUARD VUILLARD
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Abstracionismo no Fauvismo
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
segunda-feira, 18 de setembro de 2017
ÉDUARD VUILLARD - Jean-Éduard Vuillard
Cuiseaux, França 1868 - La Baule-Escoublac, França 1940
Em 1884, Vuillard recebeu uma bolsa para completar
seus estudos e ele se inscreveu na Escola de Belas Artes
de Paris, onde conheceu Pierre Bonnard.
Em 1885 abandonou a escola, e em 1888, juntou-se
a "Les Nabis", contribuindo para a exposição do grupo
na galeria Le Barc de Boutteville.
Vuillard praticou uma pintura mais austera que a de Bonnard,
ligado ao princípio impressionista da intensidade da cor na luz, que faz os contornos das formas se diluirem
até aparecerem na tela apenas como manchas de cor não figurativas: a pintura abstrata. Em Vuillard a luz é penumbrosa, de interiores iluminados por lámparas, sem as explosões de cor de Bonnard, e de planos "construidos", que nos levam a uma abstração mais geometrizada, também presente em alguns quadros de Sérusier.
Ambos são importantes "inovadores" de abordagens visuais do Pós-Impressionismo, que influenciariam o Modernismo.
dados extraídos da Wikipédia
Cuiseaux, França 1868 - La Baule-Escoublac, França 1940
Em 1884, Vuillard recebeu uma bolsa para completar
seus estudos e ele se inscreveu na Escola de Belas Artes
de Paris, onde conheceu Pierre Bonnard.
Em 1885 abandonou a escola, e em 1888, juntou-se
a "Les Nabis", contribuindo para a exposição do grupo
na galeria Le Barc de Boutteville.
Vuillard praticou uma pintura mais austera que a de Bonnard,
ligado ao princípio impressionista da intensidade da cor na luz, que faz os contornos das formas se diluirem
até aparecerem na tela apenas como manchas de cor não figurativas: a pintura abstrata. Em Vuillard a luz é penumbrosa, de interiores iluminados por lámparas, sem as explosões de cor de Bonnard, e de planos "construidos", que nos levam a uma abstração mais geometrizada, também presente em alguns quadros de Sérusier.
Ambos são importantes "inovadores" de abordagens visuais do Pós-Impressionismo, que influenciariam o Modernismo.
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