CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO PÓS-IMPRESSIONISMO
GIOVANNI SEGANTINI
O Divisionismo e o Simbolismo
A Visão Rural
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
terça-feira, 12 de setembro de 2017
GIOVANNI SEGANTINI
Arco, Itália 1858 - Schafberg, Áustria 1899
Foi im pintor italiano, um dos principais expoentes
do divisionismo.
Nasceu em uma família de condições económicas
precárias.
Com a morte da mãe, em 1865, é enviado pelo pai
para Milão sob custódia de uma tia.
Passa uma juventude sem ambiente familiar, fechado
e solitário. Em 1870 é preso por vadiagem e recluido
a um estabelecimento correcional, "Javie Marchiondi",
onde permanece até 1873.
Em seu retorno a Milão, em 1874, já desenvolveu
a sua paixão pela pintura, e matriculase nas aulas noturnas
da Academia de Belas Artes de Breda, que frequentou
durante três anos.
Em Milão sobrevive graças a um trabalho na oficina
de um decorador artesão e assiste aos cursos regulares
da Academia de Belas Artes de Breda. Começa a pintar
sob influência do verismo lombardo.
Em 1880 conhece Luigia Bugatti, que vai ser sua mulher
para toda a vida.
Os temas deste período são principalmente inspirados
na vida camponesa. Depois desta etapa naturalista,
seu trabalho irá evoluir, abandonando aos poucos
a realidade rural pelo simbolismo, e vai deixar a técnica
tradicional das cores misturadas na paleta, em favor da aplicação divisionista das cores puras sobre a tela.
Nesta fase é clara a inspitação em Milliet, e da escola
de Barbizon, na semelhança da representação
dos assuntos pastorais, como da entonação mística
que da as suas cenas.
Em 1886, a sua evolução o leva a se aproximar
do Movimento Pontilhista. Em 1888, é apresentado
na exposição italiana em Londres. No mesmo ano começa
a integrar a caracterização pontilhista, com dicas simbolistas,
especialmente através do uso de alegorias
com base em modelos nórdicos.
Dentro da produção simbolista, o tema central é a figura
feminina, e em particular a maternidade.
Em muitas destas pinturas convergem paralelamente,
o naturalismo no tratamento das imagens,
e a representação simbolista dos temas.
Segantini morreu com apenas 41 anos, nas Schafberg,
as montanhas que dominam Pontresina, em 28 de setembro
de 1899, enquanto estava pintando, de um ataque mortal
de peritonite.
dados extraídos da Wikipédia
Arco, Itália 1858 - Schafberg, Áustria 1899
Foi im pintor italiano, um dos principais expoentes
do divisionismo.
Nasceu em uma família de condições económicas
precárias.
Com a morte da mãe, em 1865, é enviado pelo pai
para Milão sob custódia de uma tia.
Passa uma juventude sem ambiente familiar, fechado
e solitário. Em 1870 é preso por vadiagem e recluido
a um estabelecimento correcional, "Javie Marchiondi",
onde permanece até 1873.
Em seu retorno a Milão, em 1874, já desenvolveu
a sua paixão pela pintura, e matriculase nas aulas noturnas
da Academia de Belas Artes de Breda, que frequentou
durante três anos.
Em Milão sobrevive graças a um trabalho na oficina
de um decorador artesão e assiste aos cursos regulares
da Academia de Belas Artes de Breda. Começa a pintar
sob influência do verismo lombardo.
Em 1880 conhece Luigia Bugatti, que vai ser sua mulher
para toda a vida.
Os temas deste período são principalmente inspirados
na vida camponesa. Depois desta etapa naturalista,
seu trabalho irá evoluir, abandonando aos poucos
a realidade rural pelo simbolismo, e vai deixar a técnica
tradicional das cores misturadas na paleta, em favor da aplicação divisionista das cores puras sobre a tela.
Nesta fase é clara a inspitação em Milliet, e da escola
de Barbizon, na semelhança da representação
dos assuntos pastorais, como da entonação mística
que da as suas cenas.
Em 1886, a sua evolução o leva a se aproximar
do Movimento Pontilhista. Em 1888, é apresentado
na exposição italiana em Londres. No mesmo ano começa
a integrar a caracterização pontilhista, com dicas simbolistas,
especialmente através do uso de alegorias
com base em modelos nórdicos.
Dentro da produção simbolista, o tema central é a figura
feminina, e em particular a maternidade.
Em muitas destas pinturas convergem paralelamente,
o naturalismo no tratamento das imagens,
e a representação simbolista dos temas.
Segantini morreu com apenas 41 anos, nas Schafberg,
as montanhas que dominam Pontresina, em 28 de setembro
de 1899, enquanto estava pintando, de um ataque mortal
de peritonite.
dados extraídos da Wikipédia
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