domingo, 18 de junho de 2017

 MACCHIAIOLI

Os Macchiaioli foram um grupo de pintores italianos
ativos na Toscana na segunda metade do século XIX,
muitos dos quais haviam sido revolucionários nas revoltas
de 1848. Rompendo com o academismo na arte italiana,
fizeram uma pintura realista, ao ar livre, na procura
da luz natural. Esta prática relacionou os macchiaiolis
com os impressionistas franceses, embora perseguissem
propósitos diferentes. 
O movimento originou-se em um pequeno grupo
que no final da década de 1850 se reunia regularmente
no caffé Michelangiolo na Florença, para discutir arte
e política. Também encontraram inspiração na pintura
de seus contemporâneos franceses da escola de Barbizon.
Eles acreditavam que as "macchie" (manchas) eram
os principais componentes de uma obra de arte. A palavra
"macchia" foi comumente usada por artistas e críticos
italianos no século XIX, para descrever um desenho
ou pintura de execução esboçada e espontânea.
Em seus primeiros momentos o movimento foi ridicularizado.
Uma revisão hostil publicada em 3 de novembro de 1862
na revista "Gazzeta del Popolo", marca a primeira aparição
do termo "macchiaioli". 
O termo carregava varias conotações, e implicava com que
as obras acabadas não fossem mais que esboços. 
Este sentido identificou os artistas como "fora da lei",
refletindo a visão dos tradicionalistas de que a nova escola
estava trabalhando fora das rigorosas regras que definiam
a expressão artística na época.
Embora os macchiaiolis tenham sido comparados 
aos impressionistas, eles não chegaram tão longe quanto
seus contemporâneos franceses na busca de efeitos ópticos,
mantendo na sua pintura elementos do realismo.
É por isso que as suas imagens não posuem a luz penetrante que eclipsa cores e contornos, peculiar na pintura
impressionista. Os macchiaiolis emergem empenhados
em seu contexto social, lutando literalmente ao lado 
de Giuseppe Garibaldi em nome do "Risorgimento" da Itália
e seus ideais libertários. Como tal, suas obras fornecem
comentârios sobre varios tópicos socio-políticos, como
a emancipação judaica, prisões e hospitais, e a condição 
das mulheres, incluindo a situação das viuvas de guerra
e a vida por trás das linhas.
O macchiaioli não seguiu a prática de Monet de executar
grandes pinturas inteiramente ao ar livre, mas usou pequenos esboços como base para obras finalizadas 
no estúdio, prática comum na pintura realista.
Muitos dos artistas macchiaiolis morreram na penúria,
apenas alcançando fama no final do século XIX.

dados extraídos da Wikipédia

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