sábado, 10 de dezembro de 2016

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - VAN DICK - óleo


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - VAN DYCK - detalhe


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - VAN DYCK - detalhe


Acima, detalhes de uma armadura de Van Dyck (1599-1641), formidavelmente pintados, que seria 
muito difícil de fazer, utilizando a óptica.

David Hokney
GIOTTO DI BONDONE

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - GIOTTO DI BONDONE (1267-1337) - afresco


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - GIOTTO DI BONDONE - detalhe


Na obra reproduzida acima, de Giotto Di Bondone (1267-1337), realizada 200 anos antes do aparecimento da "óptica" na pintura, podemos ver as figuras "inventadas"
pelo artista, muito diferentes do "fotografismo" das
imagens produzidas a partir do Renascimento,
quando os pintores começaram a usar lentes e espelhos
para reproduzir as pessoas e os objetos com fidelidade,
quando Leonardo começa a utilizar a câmara escura,
antecedente das lentes.
REMBRANDT VAN RIJN
A ALMA HUMANA

O CONHECIMENTO SECRETO - REMBRANDT VAN RIJN - "Cabeça de ancião" - óleo


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - REMBRANDT VAN RIJN - "Cabeça de ancião" - raio X da pintura


Que Rembrandt tenha tido conhecimento acerca de óptica me parece claro - seus alunos com certeza tinham. 
Mas meu argumento aqui é simples: Rembrandt 
transcendeu o aspecto "naturalista" com seu poder
emocional. 
Nenhum artista, nem antes ou depois, infundiu tanto 
em rostos como ele. Podemos ver no raio X do ancião, acima, como Rembrandt começava seus retratos
com uma rápida notação de fortes contrastes,
uma luz intensa causando profundas sombras.
A pintura subjacente é miraculosa em sua economia,
porém a cabeça acabada comove a fundo pelo ar
simples e pouco detalhista, com um tratamento sutil
da expressão ao redor dos olhos e da boca que sugere
o exame cálido e detido de um semelhante.

David Hokney
FRANS HALS
A DESTREZA DO PINCEL

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - FRANS HALS - "Jovem segurando um crânio" (Hamlet) - óleo - 1626


Frans Hals, dessa vez de 1626-8. Já a mão em escorço
é espantosa. Como ela poderia ser pintada com traço
tão confiante e não entanto tão "correto", tão profundamente
"crível"? E, mais uma vez, por quanto tempo poderia ser
mantida nessa posição? O crânio também é uma obra-prima
de economia. O vivo frescor e a cuidadosa iluminação
de Hals, na qual os dentes captam a luz de modo 
tão convincente. Terá ele realmente feito isso "a olho"?
Parece haver uma sólida estrutura sob suas fluidas pinceladas. Devo lembrar que não há desenho de carvão
subjacente aqui - nada senão marcas pintadas.
Uma bela pintura, com uma base óptica.

David Hokney

O CONHECIMENTO SECRETO - FRANS HALS - "Homem jovem segurando um crânio" - detalhe


DIEGO VELÁZQUEZ
O REAL ALÉM DO NATURALISMO

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - DIEGO VELÁZQUEZ - "Retrato do papa Inocêncio X" - óleo - 1650


Acima está o magnífico retrato do papa Inocêncio X (1650),
de Velázquez. A cabeça é bastante precisa. Parece viva.
O brilho do cetim é simples e está sempre no lugar certo.
É uma técnica "naturalista" baseada na visão "óptica"
do mundo.

David Hokney

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - DIEGO VELÁZQUEZ - Retrato - óleo


Espanhol e holandês: Velázquez e Gerrit van Honthorst, embaixo. Ambas as obras foram pintadas nos anos 1620,
e ambas revelam expressões e gestos fugazes. 
Velázquez é dono de um olho e pincel maravilhosos -
é mais audaz, menos detalhista, menos literal que Van Honthorst. Mas ambos possuem uma precisão que a mim
sugere algum uso de óptica. 
O globo em Velázquez, no retrato de cima, é tão perfeito quanto o de Holbein no quadro "Os Embaixadores", pintado um século antes.
Feito a olho? Velázquez era tão destro que precisou somente de poucos traços - o uso mínimo da óptica
para produzir efeitos máximos.

David Hokney

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - DIEGO VELÁZQUEZ - "O Triunfo de Baco" - óleo - 1628 - (vista parcial)


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - DIEGO VELÁZQUEZ - "O Triunfo de Baco" - óleo - 1628


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - DIEGO VELÁZQUEZ - "O Triunfo de Baco" - detalhe


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - Gerrit van Honthorst - "Homem sorrindo" óleo - 1620


Sorrisos, sorrisos, sorrisos. Reconhecemos fotografias
de rostos sorridentes como apenas frações de segundo.
Sorrisos não duram, não se tem muito tempo 
para examiná-los. Artistas que "fazem a olho" e precisam
de mais tempo para fixar as feições essenciais
tendem a registrar expressões mais estáticas.
Mesmo com o expediente óptico, o artista tem de ser
bem rápido, fazendo apenas umas poucas marcas
para registrar um instante fugidio. Somente aqueles
com alto nível de habilidade e experiência, e tal vez
com "atores-modelos" profissionais (capazes de fazer
uma pose e mantê-la por um tempo maior), podem ter
esperanças de captar um sorriso.

David Hokney

O CONHECIMENTO SECRETO 4 - Vendedor de água - óleo - 1619


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - Vendedor de água - detalhe


O CONHECIMENTO SECRETO 4 - DIEGO VELÁZQUEZ - Vendedor de água - detalhe


O tirocínio de jovens artistas no século XVII (e antes)
envolvia a cópia de quadros. Copiar um quadro é estudá-lo.
Técnicas de pintura seriam desenvolvidas copiando 
o mestre. Mas como eram feitas as cópias? 
Todas as pequenas riscas no irregular pote de água,
com seu formato imperfeito, são idénticas. 
Isso seria impossível se tivesse sido copiada a olho.
Poderia ter sido decalcada, mas que eu saiba não existem
desenhos decalcados. Terá sido usada a óptica, tal como creio que Van Eyck utilizou uma lente-espelho 
para transladar seu desenho do cardeal Albergati?

David Hokney