CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Vanguarda Russa
GRÁFICA SOVIÉTICA
REVOLUÇÃO & MODERNISMO
NOVAS FORMAS PARA NOVOS CONTEUDOS
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
domingo, 13 de novembro de 2016
No século XX o cartaz teve um papel importante
no design moderno. O design russo foi influente
na evolução do cartaz europeu moderno e na escola
de design alemã Bauhaus.
O cartaz russo se caracterizou pelo envolvimento
com as vanguardas artísticas e a propaganda
do governo soviético. Os cartazes construtivistas
do designer El Lissitzky são bons exemplos
das mudanças estéticas da época, como o uso
de formas geométricas, cores puras, tipografias
sem serifa e montagens fotográficas. Das vanguardas europeias à desconstrução pós-modernista o cartaz
manteve uma renovação constante, sobrevivendo
ao surgimento de novas mídias, como a televisão
no pós-guerra.
A propaganda russa destacou-se de forma exuberante
no século XX. Principalmente após a Revolução de 1917,
quando o sistema socialista foi implantado e o pôster
de propaganda de massa começou a ser utilizado
em larga escala pela agência de propaganda da União
Soviética.
dados extraídos da Wikipédia
no design moderno. O design russo foi influente
na evolução do cartaz europeu moderno e na escola
de design alemã Bauhaus.
O cartaz russo se caracterizou pelo envolvimento
com as vanguardas artísticas e a propaganda
do governo soviético. Os cartazes construtivistas
do designer El Lissitzky são bons exemplos
das mudanças estéticas da época, como o uso
de formas geométricas, cores puras, tipografias
sem serifa e montagens fotográficas. Das vanguardas europeias à desconstrução pós-modernista o cartaz
manteve uma renovação constante, sobrevivendo
ao surgimento de novas mídias, como a televisão
no pós-guerra.
A propaganda russa destacou-se de forma exuberante
no século XX. Principalmente após a Revolução de 1917,
quando o sistema socialista foi implantado e o pôster
de propaganda de massa começou a ser utilizado
em larga escala pela agência de propaganda da União
Soviética.
dados extraídos da Wikipédia
MAIAKOVSKI - RODCHENKO
Fotomontagens
No período entre dezembro de 1922 e fevereiro de 1923,
Maiakovski escreveu o poema Isto, dedicado à sua amante
Lili Brik, esposa de Osip Brik. O poema foi publicado
em março de 1923 pelo editorial LEF - Front dos Artistas de Esquerda - e era ilustrado por fotomontagens de Rodchenko.
As imagens se referem a trechos específicos do poema.
Além de serem inovadoras no uso da fotomontagem,
as imagens de Rodchenko para Isto são importantes por
representarem a primeira vez em que um livro é ilustrado
com o uso desta técnica.
A tradução dos poemas para o português é de Paulo Cypriano
Fotomontagens
No período entre dezembro de 1922 e fevereiro de 1923,
Maiakovski escreveu o poema Isto, dedicado à sua amante
Lili Brik, esposa de Osip Brik. O poema foi publicado
em março de 1923 pelo editorial LEF - Front dos Artistas de Esquerda - e era ilustrado por fotomontagens de Rodchenko.
As imagens se referem a trechos específicos do poema.
Além de serem inovadoras no uso da fotomontagem,
as imagens de Rodchenko para Isto são importantes por
representarem a primeira vez em que um livro é ilustrado
com o uso desta técnica.
A tradução dos poemas para o português é de Paulo Cypriano
Assinar:
Postagens (Atom)