CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Fotojornalismo no Cinema
LA HORA DE LOS HORNOS
Fernando "Pino Solanas
Octavio Getino
CINEMA DOCUMENTAL E POLÍTICO
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
LA HORA DE LOS HORNOS é um filme argentino
realizado em 1968 pelos cineastas Fernando "Pino" Solanas
e Octavio Getino, integrantes do grupo Cine Liberación.
O filme é dividido em três partes: Neocolonialismo
e Violência e Acto Para la Liberación, dividido por sua vez
em dois grandes momentos: Crônica del Peronismo (1945-1955) e Crônica de la Resistência (1955-1966)
La Hora de los Hornos não pode ser exibido na Argentina
em 1973, devido a situação política daquele momento,
e passou a ser exibido de forma mais ou menos clandestina durante muitos anos, em círculos restritos, se tornando um
símbolo contra a ditadura e a censura.
dados extraídos da Wikipédia
realizado em 1968 pelos cineastas Fernando "Pino" Solanas
e Octavio Getino, integrantes do grupo Cine Liberación.
O filme é dividido em três partes: Neocolonialismo
e Violência e Acto Para la Liberación, dividido por sua vez
em dois grandes momentos: Crônica del Peronismo (1945-1955) e Crônica de la Resistência (1955-1966)
La Hora de los Hornos não pode ser exibido na Argentina
em 1973, devido a situação política daquele momento,
e passou a ser exibido de forma mais ou menos clandestina durante muitos anos, em círculos restritos, se tornando um
símbolo contra a ditadura e a censura.
dados extraídos da Wikipédia
FERNANDO EZEQUIEL SOLANAS
(Conhecido como "Pino" Solanas)
Olivos, Provincia de Buenos Aires, Argentina 1936
É um diretor de cinema e político, senador
pela Cidade de Buenos Aires depois de ser eleito
nas eleições legislativas de 2013, como integrante
da frente UNEN.
Fundador do movimento político-cultural denominado
"Projecto Sur".
Em 1962 realizou seu primeiro curta metragem Seguir Andando, e formou a sua equipe de produção.
Em 1968 fez seu primeiro longa metragem La Hora de los Hornos, junto com Octavio Getino, trilogia documental
sobre o neocolonialismo e a violência na Argentina e na
América Latina. O filme ficou clandestino durante muitos
anos, e acabou se tornando um símbolo da resistência
contra as ditaduras.
Em 1969 fundou o grupo Cine Liberación, também em parceria com Getino, e desenvolveu seu projeto no circuito
alternativo por meio das organizações sociais e políticas.
La Hora de los Hornos, ganhou vários prêmios internacionais, e foi projetado em mais de 70 países.
Em 1971 realizou Perón, Actualización Política
y Doctrinária, uma extensa entrevista feita junto com Octavio Getino, ao general Juan Domingo Perón, desde
seu exílio em Madrid. O filme foi, na época, um emblema
de militância da Juventud Peronista, em luta
pelo retorno de Perón a Argentina.
Em 1975 terminou Los Hijos de Fierro, seu primeiro
longa metragem de ficção.
Meses antes havia sido ameaçado de morte pela "Triple A",
e em 1976, um comando da marinha tentou sequestrá-lo.
Se exilia na Espanha e posteriormente na França, onde
em 1985 rodou Tangos...El Exilio de Gardel.
Em 1988 acaba de filmar Sur.
Sofre um atentado, e é baleado nas pernas,
por um comando ligado ao governo de Carlos Saul Menen.
Em 1998 conclui La Nube, premiado no Festival de Veneza.
Em 2004, apresenta no Festival de Berlim Memória del Saqueo.
Em 2005, La Dignidad de los Nadies. Em 2007, Latente Argentina. Em 2008, La Próxima Temporada.
Em 2009, Oro Impuro.
dados extraídos da Wikipédia
(Conhecido como "Pino" Solanas)
Olivos, Provincia de Buenos Aires, Argentina 1936
É um diretor de cinema e político, senador
pela Cidade de Buenos Aires depois de ser eleito
nas eleições legislativas de 2013, como integrante
da frente UNEN.
Fundador do movimento político-cultural denominado
"Projecto Sur".
Em 1962 realizou seu primeiro curta metragem Seguir Andando, e formou a sua equipe de produção.
Em 1968 fez seu primeiro longa metragem La Hora de los Hornos, junto com Octavio Getino, trilogia documental
sobre o neocolonialismo e a violência na Argentina e na
América Latina. O filme ficou clandestino durante muitos
anos, e acabou se tornando um símbolo da resistência
contra as ditaduras.
Em 1969 fundou o grupo Cine Liberación, também em parceria com Getino, e desenvolveu seu projeto no circuito
alternativo por meio das organizações sociais e políticas.
La Hora de los Hornos, ganhou vários prêmios internacionais, e foi projetado em mais de 70 países.
Em 1971 realizou Perón, Actualización Política
y Doctrinária, uma extensa entrevista feita junto com Octavio Getino, ao general Juan Domingo Perón, desde
seu exílio em Madrid. O filme foi, na época, um emblema
de militância da Juventud Peronista, em luta
pelo retorno de Perón a Argentina.
Em 1975 terminou Los Hijos de Fierro, seu primeiro
longa metragem de ficção.
Meses antes havia sido ameaçado de morte pela "Triple A",
e em 1976, um comando da marinha tentou sequestrá-lo.
Se exilia na Espanha e posteriormente na França, onde
em 1985 rodou Tangos...El Exilio de Gardel.
Em 1988 acaba de filmar Sur.
Sofre um atentado, e é baleado nas pernas,
por um comando ligado ao governo de Carlos Saul Menen.
Em 1998 conclui La Nube, premiado no Festival de Veneza.
Em 2004, apresenta no Festival de Berlim Memória del Saqueo.
Em 2005, La Dignidad de los Nadies. Em 2007, Latente Argentina. Em 2008, La Próxima Temporada.
Em 2009, Oro Impuro.
dados extraídos da Wikipédia
OCTAVIO GETINO
Espanha 1935 - Argentina 2012
Foi um diretor de cinema e investigador
dos meios de comunicação e cultura argentinos,
e fundador do grupo Cine Liberación,
e da escola Tercer Cine, junto a Pino Solanas
e Gerardo Vallejo.
Vinculado ao Peronismo de esquerda, realizou,
com Pino Solanas clandestinamente, o documentário
La Hora de los Hornos (1968-69), sobre o neocolonialismo
e a violência na Argentina e na América Latina.
Em 1971 a dupla entrevistou o general Juan Domingo Perón,
exilado no sitio "Puerta de Hierro" em Madrid, Espanha.
Desse encontro foram realizados dois documentários:
Perón, La Revolución Peronista, e Perón, Actualización
Política y Doctrinária Para la Toma del Poder.
Em 1972 escreveu e dirigiu o longa metragem de ficção
El Familiar.
Tras o golpe militar de 1955, foi perseguido e ameaçado
de morte pela ditadura autotitulada Revolución Libertadora,
e se exilia no Perú.
O grupo Cine Liberación, do qual Getino foi fundador
e principal teórico, formou parte do movimento Tercer Cine,
que junto com o Cinema Novo brasileiro
e o Cine Revolucionário cubano, todos de corte antimperialista, propunham utilizar o cinema como ferramenta política, fortemente comprometidos com os conflitos sociais e com a militância.
Seu livro de contos Chulleca, ganhou em 1964, o prêmio
Casa de las Américas.
Getino faleceu em Buenos Aires, em 1º de outubro de 2012.
dados extraídos da Wikipédia
Espanha 1935 - Argentina 2012
Foi um diretor de cinema e investigador
dos meios de comunicação e cultura argentinos,
e fundador do grupo Cine Liberación,
e da escola Tercer Cine, junto a Pino Solanas
e Gerardo Vallejo.
Vinculado ao Peronismo de esquerda, realizou,
com Pino Solanas clandestinamente, o documentário
La Hora de los Hornos (1968-69), sobre o neocolonialismo
e a violência na Argentina e na América Latina.
Em 1971 a dupla entrevistou o general Juan Domingo Perón,
exilado no sitio "Puerta de Hierro" em Madrid, Espanha.
Desse encontro foram realizados dois documentários:
Perón, La Revolución Peronista, e Perón, Actualización
Política y Doctrinária Para la Toma del Poder.
Em 1972 escreveu e dirigiu o longa metragem de ficção
El Familiar.
Tras o golpe militar de 1955, foi perseguido e ameaçado
de morte pela ditadura autotitulada Revolución Libertadora,
e se exilia no Perú.
O grupo Cine Liberación, do qual Getino foi fundador
e principal teórico, formou parte do movimento Tercer Cine,
que junto com o Cinema Novo brasileiro
e o Cine Revolucionário cubano, todos de corte antimperialista, propunham utilizar o cinema como ferramenta política, fortemente comprometidos com os conflitos sociais e com a militância.
Seu livro de contos Chulleca, ganhou em 1964, o prêmio
Casa de las Américas.
Getino faleceu em Buenos Aires, em 1º de outubro de 2012.
dados extraídos da Wikipédia
Assinar:
Postagens (Atom)