CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
RENASCIMENTO ALEMÃO
OS PINTORES
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
quinta-feira, 28 de maio de 2015
O Renascimento chega na Alemanha e nos Países Baixos,
quando as concepções estéticas italianas de valorização
da cultura greco romana começaram a se internacionalizar
e atingir outros países europeus. Nesses países, foi comum
o conflito entre as tendências nacionais e as novas formas
artísticas vindas da Itália. Mas esse conflito acabou
se resolvendo com a nacionalização do espírito humanista próprio do Renascimento Italiano.
Os pintores destacados deste período foram Albrecht Dürer
(1471-1528), Hans Holbein (1497-1543), e Matthias Grünewald ( 1470-1528). Dürer foi o primeiro artista alemão
a conceber a arte como uma representação fiel da realidade.
Hans Holbein, conhecido como retratista
de personalidades políticas e intelectuais da Inglaterra
e dos Países Baixos, criou um estilo inconfundível
de retratos, e Matthias Grünewald, pintor sacro, autor
do famoso Retábulo de Issenheim, precursor do Expressionismo.
dados extraídos da Wikipédia
quando as concepções estéticas italianas de valorização
da cultura greco romana começaram a se internacionalizar
e atingir outros países europeus. Nesses países, foi comum
o conflito entre as tendências nacionais e as novas formas
artísticas vindas da Itália. Mas esse conflito acabou
se resolvendo com a nacionalização do espírito humanista próprio do Renascimento Italiano.
Os pintores destacados deste período foram Albrecht Dürer
(1471-1528), Hans Holbein (1497-1543), e Matthias Grünewald ( 1470-1528). Dürer foi o primeiro artista alemão
a conceber a arte como uma representação fiel da realidade.
Hans Holbein, conhecido como retratista
de personalidades políticas e intelectuais da Inglaterra
e dos Países Baixos, criou um estilo inconfundível
de retratos, e Matthias Grünewald, pintor sacro, autor
do famoso Retábulo de Issenheim, precursor do Expressionismo.
dados extraídos da Wikipédia
MATTHIAS GRÜNEWALD - Matthias Gothart Niethart
Würzburg 1470 - Halle na der Saale, Alemanha 1528
Foi um pintor de retábulos, autor da crucifixão
mais violenta da história da arte, precursor do Expressionismo e um dos maiores pintores germânicos
do gótico tardio. O caráter visionário e inovador da sua obra,
contrasta com seu contemporâneo Albrecht Dürer.
Grünewald começou a aparecer como profissional da pintura
sacra quando vivia em Aschaffenburg, e seu primeiro
trabalho com data conhecida é "O Escárnio de Cristo",
de 1503.
Em 1509 assumiu o cargo de pintor oficial do arcebispo
de Mogúncia
Em 1515, mudou-se para Issenheim, na Alsácia, para realizar o retábulo da Igreja dos Antoninos, obra máxima
do seu estilo dramático.
De sua obra, revalorizada so século XX
pelos expressionistas, hoje conservam-se apenas dez
pinturas e alguns desenhos.
O compositor Paul Hindemith compôs em 1938, uma sinfonia
intitulada "Matthias o pintor", baseada na vida de Grünewald.
dados extraídos da Wikipédia
Würzburg 1470 - Halle na der Saale, Alemanha 1528
Foi um pintor de retábulos, autor da crucifixão
mais violenta da história da arte, precursor do Expressionismo e um dos maiores pintores germânicos
do gótico tardio. O caráter visionário e inovador da sua obra,
contrasta com seu contemporâneo Albrecht Dürer.
Grünewald começou a aparecer como profissional da pintura
sacra quando vivia em Aschaffenburg, e seu primeiro
trabalho com data conhecida é "O Escárnio de Cristo",
de 1503.
Em 1509 assumiu o cargo de pintor oficial do arcebispo
de Mogúncia
Em 1515, mudou-se para Issenheim, na Alsácia, para realizar o retábulo da Igreja dos Antoninos, obra máxima
do seu estilo dramático.
De sua obra, revalorizada so século XX
pelos expressionistas, hoje conservam-se apenas dez
pinturas e alguns desenhos.
O compositor Paul Hindemith compôs em 1938, uma sinfonia
intitulada "Matthias o pintor", baseada na vida de Grünewald.
dados extraídos da Wikipédia
Assinar:
Postagens (Atom)