O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
ERNST BARLACH
Wedel / Holstein 1870 - Rostock, Alemanha 1938
Escultor, gravador e escritor.
Começou como desenhista colaborando para as revistas
Jugend e Simplicíssimus, antes de se dedicar a escultura.
Seu trabalho reflete um primitivismo plástico em que
a gravidade protogótica é sublimada pelo misticismo,
e revela através de seus persongens, o tormento interior
e as tensões sociais onde se misturam sonho e realidade.
Seu estilo, considerado um "gótico moderno", tornou-se famoso, já por volta de 1930, com os monumentos que
fez para as cidades de Gustrow e Magdeburg.
Episódios sombrios, grotescos e trágicos percorrem a sua
obra.
Em Barlach aparece o lado mais místico do Expressionismo,
o lado mais triste e obscuro da religiosidade nórdica, cujo
resultado é sempre trágico.
Embora se filiasse à tradição da estátua medieval, adotou
os princípios do cubismo e foi sensível à influência da religiosidade russa.
Nos últimos anos da sua vida, foi marginalizado pelo regime
nazista, e sua obra foi proibida e catalogada como "arte degenerada".
A religiosidade de Barlach foi a responsável pela influência
do gótico em sua obra, no meio de uma cena povoada de mendigos santos, pessoas abandonadas, palhaços e diabos.
dados extraídos da Wikipédia
Wedel / Holstein 1870 - Rostock, Alemanha 1938
Escultor, gravador e escritor.
Começou como desenhista colaborando para as revistas
Jugend e Simplicíssimus, antes de se dedicar a escultura.
Seu trabalho reflete um primitivismo plástico em que
a gravidade protogótica é sublimada pelo misticismo,
e revela através de seus persongens, o tormento interior
e as tensões sociais onde se misturam sonho e realidade.
Seu estilo, considerado um "gótico moderno", tornou-se famoso, já por volta de 1930, com os monumentos que
fez para as cidades de Gustrow e Magdeburg.
Episódios sombrios, grotescos e trágicos percorrem a sua
obra.
Em Barlach aparece o lado mais místico do Expressionismo,
o lado mais triste e obscuro da religiosidade nórdica, cujo
resultado é sempre trágico.
Embora se filiasse à tradição da estátua medieval, adotou
os princípios do cubismo e foi sensível à influência da religiosidade russa.
Nos últimos anos da sua vida, foi marginalizado pelo regime
nazista, e sua obra foi proibida e catalogada como "arte degenerada".
A religiosidade de Barlach foi a responsável pela influência
do gótico em sua obra, no meio de uma cena povoada de mendigos santos, pessoas abandonadas, palhaços e diabos.
dados extraídos da Wikipédia
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