CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
CHINA - ARTE CONTEMPORÂNEA
ZENG FANZHI
EXPRESSIONISMO - AS MÁSCARAS
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
domingo, 9 de novembro de 2014
ZENG FANZHI
Wuhan, Provincia de Hubei,
República Popular da China 1964
Fanzhi cresceu durante a Revolução Cultural.
Durante seu período de estudante, na Escola
de Belas Artes de Hubei, entre 1987 e 1991,
foi muito influenciado pelo Expressionismo
Alemão. Desde os primeiros estagios da sua
carreira, as pinturas de Fanzhi foram marcadas
pela sua franqueza emocional, seu sentido psicológico
intuitivo, e sua técnica expressionista cuidadosamente
equilibrada. Na sua série "Máscara seminal", exibe
com ironia, as tensões entre suas preocupações existenciais
e a pomposidade da vida urbana contemporânea.
Seus modelos mascarados são metáforas do self perdido.
dados extraídos da Wikipédia
Wuhan, Provincia de Hubei,
República Popular da China 1964
Fanzhi cresceu durante a Revolução Cultural.
Durante seu período de estudante, na Escola
de Belas Artes de Hubei, entre 1987 e 1991,
foi muito influenciado pelo Expressionismo
Alemão. Desde os primeiros estagios da sua
carreira, as pinturas de Fanzhi foram marcadas
pela sua franqueza emocional, seu sentido psicológico
intuitivo, e sua técnica expressionista cuidadosamente
equilibrada. Na sua série "Máscara seminal", exibe
com ironia, as tensões entre suas preocupações existenciais
e a pomposidade da vida urbana contemporânea.
Seus modelos mascarados são metáforas do self perdido.
dados extraídos da Wikipédia
LI SONG SONG
Pequim - República Popular da China 1973
Pintor
Suas telas de grandes tamanhos, recriam,
em imagens retiradas de fotografias, a moderna
história chinesa. Li é conhecido como um pintor
histórico moderno, porque baseia seu trabalho em uma
ampla gama da história da China a partir da Revolução.
Ele usa imagens extraídas dos jornais, revistas, da internet,
de fotos e filmes. A inter-relação entre fotografia e pintura, tornou-se uma grande tendência na arte chinesa a partir dos anos 90. Nos, quadros, muitos deles
paineis didáticos, Li compõe, sobre as imagens fotográficas,
planos geométricos abstratos carregados de grosas camadas de tinta, criando transparencias na sobreposição
com as figuras humanas. Ao incorporar fotografias em obras de arte, o propósito dos artistas é o de fixar de forma precisa, na memória do espectador, o evento
que está sendo retratado.
dados extraídos da Wikipédia
Pequim - República Popular da China 1973
Pintor
Suas telas de grandes tamanhos, recriam,
em imagens retiradas de fotografias, a moderna
história chinesa. Li é conhecido como um pintor
histórico moderno, porque baseia seu trabalho em uma
ampla gama da história da China a partir da Revolução.
Ele usa imagens extraídas dos jornais, revistas, da internet,
de fotos e filmes. A inter-relação entre fotografia e pintura, tornou-se uma grande tendência na arte chinesa a partir dos anos 90. Nos, quadros, muitos deles
paineis didáticos, Li compõe, sobre as imagens fotográficas,
planos geométricos abstratos carregados de grosas camadas de tinta, criando transparencias na sobreposição
com as figuras humanas. Ao incorporar fotografias em obras de arte, o propósito dos artistas é o de fixar de forma precisa, na memória do espectador, o evento
que está sendo retratado.
dados extraídos da Wikipédia
FANG LIJUN
Handan, Provincia de Hebei,
República Popular da China 1963.
Em 1990, houve um movimento cultural
na China conhecido como Realismo Cínico,
do qual Lijun era membro. Viver na China
nesses momentos críticos, moldou sua visão
de mundo e seus pontos de vista sobre a arte
e os valores humanos.
No início de 1992, mudou-se para a aldeia
Yuanmingyuan, comunidade criada pelos artistas
com o propósito de enfrentar a adversidade
econômica e cultural do período, e poder pintar
e se expressar livremente. Mas, sem receber
nenhum tipo de financiamento, Lijun como outros
pintores da sua geração, passaram por momentos
extremadamente difíceis para conseguir realizar
a sua obra. Ele fez a sociedade olhar para os artistas
como pessoas normais, em vez de párias excêntricos.
O termo Realismo Cínico, não pode cobrir integralmente
todo o sentido da realidade da vida. Nas pinturas do Realismo Cínico há uma sensação de deboche, caricatura
e ridicularização das circunstâncias. Diferente do Realismo
Clássico, austero e humanista. Disse Lijun: "O bastardo
pode ser enganado uma centena de vezes, mas ele ainda
cai para o mesmo velho truque. Nos preferimos ser chamados de perdedores, furos, casos perdidos ou canalhas, mais nunca sermos enganados de novo..."
dados extraídos da Wikipédia
Handan, Provincia de Hebei,
República Popular da China 1963.
Em 1990, houve um movimento cultural
na China conhecido como Realismo Cínico,
do qual Lijun era membro. Viver na China
nesses momentos críticos, moldou sua visão
de mundo e seus pontos de vista sobre a arte
e os valores humanos.
No início de 1992, mudou-se para a aldeia
Yuanmingyuan, comunidade criada pelos artistas
com o propósito de enfrentar a adversidade
econômica e cultural do período, e poder pintar
e se expressar livremente. Mas, sem receber
nenhum tipo de financiamento, Lijun como outros
pintores da sua geração, passaram por momentos
extremadamente difíceis para conseguir realizar
a sua obra. Ele fez a sociedade olhar para os artistas
como pessoas normais, em vez de párias excêntricos.
O termo Realismo Cínico, não pode cobrir integralmente
todo o sentido da realidade da vida. Nas pinturas do Realismo Cínico há uma sensação de deboche, caricatura
e ridicularização das circunstâncias. Diferente do Realismo
Clássico, austero e humanista. Disse Lijun: "O bastardo
pode ser enganado uma centena de vezes, mas ele ainda
cai para o mesmo velho truque. Nos preferimos ser chamados de perdedores, furos, casos perdidos ou canalhas, mais nunca sermos enganados de novo..."
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