segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
ANTOINE BOURDELLE
A ESCULTURA LIBERTÁRIA

ANTOINE BOURDELLE
Montauban 1861 - Le Vésinet, França 1929
Bourdelle era filho do carpinteiro Antoine Bourdelle. 
Aos trece anos foi trabalhar na oficina do pai, onde aprendeu o oficio de marceneiro. A noite, ele tomava aulas
de desenho em Montauban, onde aprendeu as técnicas 
de modelagem com base no estudo de copias de gesso
da escultura da antiguidade. A sua habilidade como artesão
lhe rendeu o reconhecimento do ambiente artístico 
de Montauban, é em 1876, recebeu uma bolsa de estudos
e passou no exame de admissão para a Escola de Belas Artes de Toulouse.
Bourdelle experimentou oito anos de solidão e trabalho febril
durante seus estudos em Toulouse, temperado pela disciplina da instituição académica.
Em 1893, Auguste Rodin o contratou para ser seu assistente, esta colaboração foi decissiva para Bourdelle.
Em 1895 recebeu a encomenda de realizar, na sua terra natal, o Monumento aos Lutadores e Defensores dos Tam-
Et Garonne de 1870-1871.
Em 1900 decora o teatro do Museu Grevin a pedido do seu diretor.
Esculpe sua Cabeça de Apolo, na qual começa uma linguagem nova, se afastando da influência exercida por Rodin. Como ele, do qual herdaria o que poderiamos chamar
de uma "linha experimental", embora o estilo de Bourdelle
tivesse traços romanticistas que atenuavam 
o expressionismo rodiniano, tinha o gosto pela escultura monumental. No entanto seu trabalho evoluiu para uma
plasticidade mais esquemática, inspirada nas esculturas
gregas arcaicas e nas góticas, nesse sentido achegou-se
mais para as vanguardas do século XX, que Rodin.
Em 1905 expõe 39 esculturas, 18 pinturas e 21 desenhos
na galeria parisiense da Rue Royale.
Em 1908, deixa o estúdio de Rodin.
Em 1909 começa a ensinar na Grande Chaumiêre Academy,
onde foram seus alunos Alberto Giacometti, Germaine Richier e Maria Helena Vieira da Silva.
A década de 1919-1929 revelou-se um momento de grandes
comissões oficiais: o Monumento ao General Alvear,
inaugurado em Buenos Aires em 1926, e o Monumento
ao poeta Adam Mickiewic, em Paris, em 1929.
Antoine Bourdelle morreu em Vésinet, no 01 de outubro
de 1929. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.
dados extraídos da Wikipédia

BOURDELLE - "O arqueiro"


BOURDELLE - "Centauro ferido" - bronze 1914


BOURDELLE - "A Tragédia" - bronze 1912


BOURDELLE - "Grande guerreiro" - bronze - 1898-1900


BOURDELLE - "Grande guerreiro" - detalhe


BOURDELLE - "Homem gritando" - bronze


BOURDELLE - Cabeça de Beethoven - bronze


BOURDELLE - Retrato - bronze


BOURDELLE - Cabeça de Apolo - bronce


BOURDELLE - bronze - 1925


BOURDELLE - Jean Dominique Ingres - bronce 1908


BOURDELLE - "As Musas" - maquete para friso -1911


BOURDELLE - "Os Mineiros" - friso - 1924


BOURDELLE - "A Guerra" - alto-relevo - 1924-28


BOURDELLE - "A Guerra" - alto-relevo - 1924-28


EXISTEM DISCURSOS SEMELHANTES EM ARTISTAS
DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES. NO CURSO
DE ILUSTRAÇÃO, A TENTATIVA É JUSTAMENTE
A DE ESTUDAR A "ATEMPORALIDADE" DE MUITAS
IMAGENS DA HISTÓRIA DA ARTE, QUE É, RESUMINDO,
A HISTÓRIA DO SER HUMANO, OU SEJA,
QUE PODEMOS CONTAR A HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACOMPANHANDO A HISTÓRIA DA ARTE DESDE A ERA DAS CAVERNAS.
O PINTOR INGLÉS DAVID HOKNEY,
EN SEU INTERESSANTE LIVRO DE PESQUISA 
"O CONHECIMENTO SECRETO" EM QUE TRATA
DA UTILIZAÇÃO DE LENTES NA PINTURA, TRAÇA
UM PARALELISMO NESSE SENTIDO, PARTINDO 
DA PINTURA MURAL DE GIOTTO, 
ARTISTA DO PRE-RENASCIMENTO ITALIANO.
A FIGURAÇÃO, DESDE A SUA FORMA MAIS PRIMITIVA
ATÉ O FOTOGRAFISMO ATUAL,
SEMPRE ESTEVE ACOMPANHADA 
DE ALGUMA FORMA DE RELATO,
ATÉ A CHEGADA DO ABSTRACIONISMO,
EM QUE, POR UM LONGO PERÍODO
OS ARTISTAS DEIXARAM DE "RELATAR"
HISTÓRIAS. DEPOIS DE TERMOS VISTO 
AS ARTES VISUAIS VIRAREM ESCOMBROS,
ENTENDEMOS QUE ESSAS TRANSFORMAÇÕES
SÃO CÍCLICAS, E A REPRESENTAÇÃO VOLTA
COM OUTRAS FORMAS.