segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
ROMARE BEARDEN
REALISMO SOCIAL - A MESTRIA DA COLAGEM

ROMARE BEARDEN
Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos 1911
Nova Iorque 1988
Foi um artista e escritor afro americano que trabalhou
em varios meios de comunicação como desenho, pintura,
colagem e ilustração política.
Bearden mudou-se muito cedo para Nova Iorque, passou
a pós graduação na Universidade da cidade em 1935,
e começou sua carreira artística criando cenas inspiradas
na realidade sul americana.
Ele serviu o exército americano durante a Segunda Guerra
Mundial na Frente Ocidental. Mais tarde, em 1950, retornou
a Paris onde estudou história da arte e filosofia na Universidade de Sorbone.
Os primeiros trabalhos de Bearden focalizavam o problema
da unidade e da cooperação dentro da comunidade afro americana. Depois de um período durante os anos de 1950,
quando a sua pintura ficou mais abstrata, esse tema 
ressurge em sua obra de colagem da década de 1960. Nessa época, Bearden havia se tornado fundador do grupo de arte do Harlem, conhecido como The Spiralformado para discutir a responsabilidade do artista afro americano na luta pelos direitos civis.
Seu interesse por jovens artistas, o levou junto com sua esposa, a criar a Fundação Bearden para apoiar jovens
artistas emergentes e estudiosos.
Entre 1936 e 1937, estudou com George Grosz no Art Students League. Durante esse período ele colaborou
como cartunista político para jornais Afro Americanos, e a sua obra foi fortemente influenciada pelos muralistas mexicanos Diego Rivera e José Clemente Orozco.
Durante o Movimento dos Direitos Civis dos anos 60, Bearden começou a experimentar formas de colagem.
Depois de ajudar a formar um grupo de artistas em prol
dos direitos civis, o trabalho de Bearden tornou-se mais politizado e participante. Ele usou recortes de revistas,
que por si so era um meio de comunicação, para incorporar a modernidade em suas obras, emparentado-as com os
principios da Pop Art.
Em 1964, realizou uma exposição que chamou de Projeções
onde apresentava seu novo estilo de colagem. Estas obras
foram muito bem recebidas e são consideradas o melhor
da sua produção.
Romare Bearden morreu em Nova Iorque em 12 de março de 1988 devido a complicações de um câncer ósseo.
Em seu obituário, o New York Time chamou Bearden "um
dos artistas mais famosos da América, mestre da colagem".
dados extraídos da Wikipédia

ROMARE BEARDEN - tinta


ROMARE BEARDEN - composição - tinta


ROMARE BEARDEN Tourada - água-forte 1945-46


ROMARE BEARDEN - guache


ROMARE BEARDEN - guache e colagem - 1975


ROMARE BEARDEN - Mural em cerámica - Centro dos Recolectores de Lixo de Pitsburg - 1984


ROMARE BEARDEN - Ilustrações políticas produzidas para o jornal "Baltimore Afro American", entre 1936 e 1937


ROMARE BEARDEN - Ilustração política - crayón 1936-37


ROMARE BEARDEN - Ilustração política - crayón 1936-37


ROMARE BEARDEN - Ilustração política - crayón 1936-37


ROMARE BEARDEN - Ilustração política - crayón 1936-37


ROMARE BEARDEN - O estúdio


ROMARE BEARDEN - O estúdio


ROMARE BEARDEN - O estudo


ROMARE BEARDEN - Mistérios - colagem 1964


ROMARE BEARDEN - Interior - colagem 1978


ROMARE BEARDEN - Interior - pintura e colagem 1978


ROMARE BEARDEN - Noturno campestre - óleo e colagem - 1978


ROMARE BEARDEN - Estudos para composições


ROMARE BEARDEN - A rúa - colagem 1975


ROMARE BEARDEN - Cena campestre - colagem


ROMARE BEARDEN - Subúrbio - colagem


ROMARE BEARDEN - A cidade - guache


ROMARE BEARDEN - colagem 1930


ROMARE BEARDEN - colagem 1965


ROMARE BEARDEN - Noturno - colagem


ROMARE BEARDEN - Cena africana - colagem 1978


ROMARE BEARDEN - Nú sobre uma colcha estampada - colagem 1970


ROMARE BEARDEN - Hometo Ithaca - colagem 1977


ROMARE BEARDEN - Lendas Africanas - colagem


ROMARE BEARDEN - Cantora de jazz - colagem


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
GEORGIA O'KEEFFE
SURREALISMO - ABSTRACIONISMO

Mural - Salão de Beleza "Elizabeth Arden" - 1937


GEORGIA O'KEEFFE
Winsconsin, Estados Unidos 1887 - Novo México 1986
Foi uma pintora figurativa norte americana que evoluiu
para o abstracionismo. Ela foi apresentada pela primeira
vez ao público, em 1916, na galeria "291" do fotógrafo
Alfred Stieglitz, em Nova Iorque, com quem se casou em 1924, e de quem foi modelo de fotografias de inspiração
modernista. O'Keeffe viveu grande parte da sua vida no deserto do Novo México, para onde se retirou definitivamente depois da morte de Stieglitz em 1946, e faleceu em 1986, aos 91 anos de idade. A sua pintura ficou famosa pelas suas paisagens com cráneos de vacas, gigantescas montanhas e as ampliações de flores do deserto, metamorgoseadas no corpo feminino, que ela pintou em telas de grandes dimensões, semelhantes a detalhes de pintura mural.    

GEORGIA O'KEEFFE - Modelo - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE - Modelo - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE - Modelo - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE - Modelo - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE - Modelo - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE - Modelo - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE - foto: Alfred Stieglitz


ALFRED STIEGLITZ


GEORGIA O'KEEFFE - foto: Alfred Stieglitz


GEORGIA O'KEEFFE E ALFRED STIEGLITZ


GEORGIA O'KEEFFE - Desfiladeiro com corvos - aquarela 1917


GEORGIA O'KEEFFE - A montanha vermelha - aquarela 1917


GEORGIA O'KEEFFE - Nú - aquarela - 1917


GEORGIA O'KEEFFE - Nú - aquarela 1917


GIORGIA O'KEEFFE - óleo


GEORGIA O'KEEFFE - "A minha barraca" - óleo 1922


GEORGIA O'KEEFFE - óleo