sábado, 24 de maio de 2014

VAN GOGH - "Estudo de uma árvore" - lápiz - 1882


VAN GOGH - "A estrada para La Haya" - lápiz e tinta - 1882


VAN GOGH - "Sorrow" - (mulher chorando) carvão - 1882


VAN GOGH - "Homem velho de cartola" - lápiz - 1882


VAN GOGH - "Camponés arando" - bico de pena - 1883


VAN GOGH - "O teiar" - óleo - 1884


VAN GOGH - "Paisagem com árvores secas" - bico de pena - 1884


VAN GOGH - "Estudos de auto-retrato" - lápiz e bico de pena - 1886


VAN GOGH - "Camponesa" - carvão - 1885


VAN GOGH - "Camponesa na colheita" - carvão - 1885


VAN GOGH - "A ponte de Langlois" - bico de pena - 1888


VAN GOGH - "Campina de Arles" - tinta sépia com caneta de bambú - 1888


VAN GOGH - "Retrato do carteiro Joseph Roulin" - bico de pena - 1888


VAN GOGH - "Rua de Saintes-Mare de la Mer" - tinta sépia com caneta de bambú - 1888


VAN GOGH E EMILE BERNARD


VAN GOGH - "O zuavo" - tinta 1888


VAN GOGH - "Campo com cipreste" - tinta 1889


VAN GOGH - "Os comedores de batatas" - óleo 1885


VAN GOGH - "O "pere" Tanguy" - óleo 1887


VAN GOGH - "Auto-retrato" - óleo 1887


VAN GOGH - "A ponte de L'anglois" - óleo 1888


VAN GOGH - Carta a Emile Bernard - 1888


VAN GOGH - "O zuavo" - óleo 1888


VAN GOGH - "Retrato de camponés provenzal" - óleo 1888


VAN GOGH - "Girasois" - óleo 1888


VAN GOGH - "Bar noturno" - óleo 1888


VAN GOGH - "Retrato de Armand Roulin" - óleo 1888


VAN GOGH - "O quarto da casa amarela em Arlés" - óleo 1888


VAN GOGH - "Auto-retrato" - óleo 1889


VAN GOGH - "Auto-retrato" - óleo 1889


VAN GOGH - "Campo com cipreste" - óleo1889


VAN GOGH - "Auto-retrato" - óleo 1889


VAN GOGH - "O zelador do asilo Saint-Paul" - óleo 1889


VAN GOGH - "A sesta no feno" - óleo 1890 - (releitura de Millet)


VAN GOGH - "A noite estrelada" - óleo 1889


VAN GOGH - "A igreja de Auvers" - óleo 1890


VAN GOGH - "O semeador" - óleo 1889-90 - (releitura de Milliet)


IMPRESSIONISMO

O Impressionismo foi um movimento
que surgiu na pintura francesa do século XIX.
Viviase nesse momento a chamada Belle Epoque,
ou Bella Época em português. O nome do movimento
é derivado da obra "Impressão ao nascer do sol" (1872)
de Claude Monet.
Tudo começõu com um grupo de jovens pintores
que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.
Os artistas impressionistas não se preocupavam
com os preceitos do realismo ou da Academia. A busca
pelos elementos fundamentais de cada arte os levou
a pesquisar a produção pictórica, não mais interessados
em temáticas nobres e no retrato fiel da realidade, mas
em ver o quadro como obra em si mesma. Este conceito
iria reger as tendências abstracionistas anos depois.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas 
tornaram-se o principal elemento da pintura, sendo que
geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que 
o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores
da natureza. Os efeitos ópticos descobertos pela pesquisa
fotográfica sobre a composição das cores e a formação de imagens na retina do observador influenciaram profundamente as técnicas de pintura dos impressionistas.
Eles não mais misturavam as tintas na tela a fim de obter
diferentes cores, mas utilizavam pinceladas de cores puras
que colocadas uma ao lado da outra, são misturadas
pelos olhos do observador durante o processo de formação
da imagem.
Entre os principais expoentes do impressionismo, estão:
Eduard Manet, Edgard Degas, Auguste Renoir, Alfred Sisley
e Camile Pisarro. No inicio do século XX, Eliseu Visconti
foi o artista que melhor representou os postulados
impressionistas no Brasil.
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