sexta-feira, 9 de maio de 2014

TRIMANO - "Neoliberalismo" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Passaporte" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO -"Retrato de Fernando Pessoa" - nanquim - A ilustração na imprensa --


TRIMANO - "O ator Mario Lago" - nanquim e esferográfica - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Incidente" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Movimento Operário" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "MST" - nanquim - A ilustração na imprensa --


TRIMANO - "Cinema Novo" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Passageiros" - nanquim e colagem - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "MST" - nanquim - A ilustração na imprensa - (sobre foto de João Roberto Ripper)


TRIMANO - "Índios" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Nuclear" - nanquim e guache - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Indigente" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Escritores latinoamericanos no exílio" nanquim e esferográfica - A ilustração para imprensa


TRIMANO - detalhe --


TRIMANO - "Automação" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Indigente" nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO - "Indigente" - nanquim - A ilustração para imprensa --


TRIMANO "As Mãos" - nanquim - A ilustração para imprensa --


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
ADRIAN GHENIE
A ABSTRAÇÃO NA FIGURAÇÃO
RETRATO DO DESPOTISMO

ADRIAN GHENIE


ADRIAN GHENIE - Roménia 1977 - Artista plástico, pintor.
Mora e trabalha em Berlim, Alemanha.

Depoimento:

Eu trabalho a imagem com um sentido quase clássico:
composição, figuração. e o uso da luz. 
Por outro lado, eu não me abstenho de recorrer a todo tipo de expressões, tais como o principio surrealista 
de associações, ou as experiências abstratas.
Se a distribuição de elementos é premeditada, a pintura,
no entanto, é aplicada livremente, em gestos descontrolados. Estou empenhado em explorar as varias
combinações, Por exemplo, misturar as cores com uma colher de pedreiro e aplica-las diretamente na tela,
e muitas vezes, pintar com um pincel de pintor de paredes.
Estou interessado em ver o resultado de tais exercícios.
Ao mesmo tempo, estou interessado também no poder
ilusionista da tela de cinema. Esse foi o motivo 
de eu começar a trabalhar em telas de grandes formatos.
Olhando para a pintura renascentista, eu estava ancioso
para explorar questões pictóricas sobre a construção 
do espaço.
Há uma qualidade cinematográfica nas minhas pinturas.
No meu caso, o filme tem proporcionado os ingredientes
mais importantes da minha experiência visual.
Quando eu pinto, tenho a impressão de que eu também
estou envolvido em dirigir um filme. Olhando para um filme
feito por Linch ou Hitchcock, experimentando a tensão
e o drama de um filme de suspense é ao mesmo tempo realista e para alem do normal, acho que para mim o gênio do cinema reside na sua capacidade de projetar uma ilusão.
O surgimento de cada meio artístico contou 
com uma invenção técnica que foi originalmente concebida
para servir a um propósito prático. No inicio não havia
estética. De repente um olhou para imagens em movimento,
que antes só existiam na imaginação.
Os primeiros filmes tinham um certo tipo de grandeza
por que captavam momentos históricos, histórias e mitos que tiveram de ser representados na tela.
Houve a necessidade de criar mundos inacessíveis
na vida cotidiana. Quando os irmãos Van Eyck inventaram
a técnica de pintura a óleo, eles perceberam 
que ela tinha a capacidade de reproduzir mais detalhes, 
texturas e volumes com uma precissão surpreendente.
Um deslizamento acidental do pincel pode produzir
resultados inesperados, parecendo areia ou peles ou as folhas de uma árvore.
Depois de descobrir o potencial de tal invenção,
você não pode resistir a ela. Para o espectador do século XV
a combinação do asunto religioso com o poder ilusionista da pintura a óleo deve ter tido um grande impacto emocional.
O mesmo efeito foi experimentado pelo espectador nos primeiros dias do cinema.
dados extraídos da Wikipédia

GHENIE - pinturas --


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