segunda-feira, 24 de março de 2014

GROSZ - "Cabaret" - aquarela --


GROSZ - "Pandemonium" - nanquim 1914 --


GROSZ - "A rúa" - aquarela 1922 --


GROSZ - Harem" - nanquim 1912 --


GROSZ - "Pandemonium" - nanquim --


GROSZ - "Orgia" - nanquim 1920 --


GROSZ - "Medicina militar" - nanquim 1916-17 --


GROSZ - "Os banqueiros" - nanquim --


GROSZ - "Bordel" - nanquim --


GROSZ - "Bordel" - aquarela --


GROSZ - "A rúa" - nanquim 1920 --


GROSZ - "Lovesick" - óleo 1914 --


GROSZ - "O general branco" - nanquim 1923 --


GROSZ - "Os soldados" - nanquim --


GROSZ - "O soldado" - óleo 1947 --


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
SIMPLICISSIMUS
O SEMANÁRIO SATÍRICO
A REPÚBLICA DE WEIMAR - 1919-1933

---


SIMPLICISSIMUS foi um semanário satírico alemão,
fundado por Albert Langen em 1896 e publicado até 1967.
Combinando um conteúdo ousado, e um estilo gráfico
brilhante, SIMPLICISSIMUS publicou o trabalho 
de escritores como Thomas Mann e o poeta Rainer Maria Rilke.
Alem das ilustrações temáticas, os alvos mais frequentes
dos caricaturistas da revista, eram as figuras do militarismo prusiano,
dos políticos do sistema, e da aristocracia.
Em 1898, o Kaiser Wilhelm II, foi ridicularizado numa ilustração,
o que levou a apreensão da revista, uma multa de 30 mil marcos ouro,
e o exilio do seu editor Albert Langen, durante cinco anos na Suiça.
O cartunista Heine, e o escritor Frank Wedekind, autores da charge,
foram condenados a 6 meses de prisão.
Em 1906, o editor Ludwig Thoma ficou preso, também durante 6 meses
por atacar o clero.
Essas controversias só serviram para aumentar a circulação da revista
que atingiú o pico de 85.000 exemplares.
Após a entrada da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, o semanário
diminuiu seu tom satírico, e começõu a apoiar o esforço de guerra.
Durante a era da República de Weimar, SIMPLICISSIMUS publicou 
os melhores chargistas e gravadores alemães do período, 
como o desenhista George Grosz e a gravadora Käthe Kollwitz.
A medida que os nacional-socialistas foram chegando ao poder, emitiram
ameaças contra os artistas e escritores do SIMPLICISSIMUS, 
mas ainda não a proibiram. Tempo depois o editor Thomas Theodor Heine,
que era judeu, foi forçado a demitir-se e se exilar.
A publicação da revista cessou em 1944. Foi revitalizada em 1954, e encerrou definitivamente a sua publicação, em 1967.
extraído da Wikipédia  

SIMPLICISSIMUS - Thomas Theodor Heine - "A Confissão" - nanquim 1898 --


SIMPLICISSIMUS - Bruno Paul - "Conversa na Sauna" - nanquim 1906 --


SIMPLICISSIMUS --


SIMPLICISSIMUS --


SIMPLICISSIMUS - Eduard Thöny - "Autoritarismo & Militarismo" - litografia 1901 --


SIMPLICISSIMUS - Bruno Paul - "Lady Doctor" - nanquim 1903 --


SIMPLICISSIMUS --


SIMPLICISSIMUS --


SIMPLICISSIMUS --


SIMPLICISSIMUS --


SIMPLICISSIMUS - Olaf Gulbransson - "3 Frades" - litografia 1903 --


SIMPLICISSIMUS - Rudolf Wilke - "Mendigo no Cais" - litografia 1906 --


SIMPLICISSIMUS Eduard Thöny - "Dois Elegantes" - litografia 1910 --


SIMPLICISSIMUS - Eduard Thöny - "O Novo Objetivo Feminista" - litografia 1911 --


SIMPLICISSIMUS - Eduard Thöny - "Conversações no Reichtag" - litografia 1907 --