quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
OS MURALISTAS
LINO ENEA SPILIMBERGO

Lino Enea Spilimbergo - "Auto-retrato" - pastel ---


LINO ENEA SPILIMBERGO - Buenos Aires 1896 - Unquillo, Córdoba 1964
Spilimbergo desenvolveu o projeto de figuração iniciado pelos pintores
da "Generación del 80"  Ernesto de la Cárcova, Eduardo Sívori e Pio Collivadino,
seus profesores.
Filho de imigrantes italianos, teve que alternar estudo e trabalho, é em 1917
se forma professor nacional de desenho.
Em 1925, depois de receber um prêmio pelo conjunto da obra viaja a Europa.
Na Itália estuda os clássicos, os pintores do 1400 e especialmente os afrescos
do Renascimento, que irão influenciar, anos depois, a sua pintura mural.
Estuda com André Lhote em París.
Em 1928 retorna à Argentina e aborda a temática social com desenho virtuoso,
transformando o realismo e acrescentando a lição de Cézanne e o Cubismo.
Em 1933 o muralista mexicano David Alfaro Siqueiros chega a Buenos Aires com a encomenda de pintar um mural na casa de campo do enpresário Natalio Botana,
dono do jornal "Crítica".
Para a realização deste projeto intitulado "Exercício Plástico", foram convocados
Lino Spilimbergo, Juan Carlos Castagnino e Antonio Berni. Esse sería o ponto
de partida para a criação da Oficina de Mural, a qual se somariam os pintores
Demetrio Urruchúa e o espanhol Manuel Colmeiro, para decorar, em 1946,
a cúpula das Galerias Pacífico, no centro de Buenos Aires.
Este mural coletivo, hoje referência cultural da cidade, revolucionou a plástica
argentina da época.
Em 1948, Spilimbergo organizou e dirigiú a oficina de mural da Universidade da Provincia de Tucumán, onde também exerceu a docência.
O desenho de Spilimbergo, assim como o do húngaro Lajos Szalay, outro artista muito importante que veremos mais tarde e que também lecionou na Universidade de Tucumán nesse mesmo período, e mais tarde o desenho de Carlos Alonso, discípulo de ambos, influenciaram e foram referência do desenho argentino durante as décadas de 60 e 70.