domingo, 1 de setembro de 2013

GEORGIA O'KEEFFE - "O Deserto" - óleo


GEORGIA O'KEEFFE - "O Deserto" - óleo


GEORGIA O'KEEFFE - "O Deserto" - óleo


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


EDWARD CURTIS - O Indio Norteamericano


O CINEMA NORTE-AMERICANO COLABOROU NA DIVULGAÇÃO
ROMANCEADA DO NATIVO DAQUELE PAÍS, MASCARANDO A
HISTORICIDADE QUE CONSTATA GENOCIDIO.
FILMES MONTRARAM INDÍGENAS QUE NÃO COLABORAVAM 
COM O PROGRESSO, QUE SE OPUNHAM A MARCHA DO CAVALO
DE AÇO, O TREM, ESSE ÚLTIMO QUE ANUNCIAVA A CIVILIZAÇÃO.
ENTRELINHAS E DIÁLOGOS INDICAVAM SINGELEZA TÍPICA IMPUTADA
A PESSOAS SUPOSTAMENTE INADEQUADAS PARA O NOVO ENTORNO
ECONÔMICO.
ARTISTAS BRANCOS REPRESENTAVAM NATIVOS E MESMO QUANDO
ÍNDIOS REAIS ERAM FILMADOS, O DIRETOR FAZIA UMA ASSUSTADORA
CONFUSÃO COM MANEIRAS E COSTUMES.
A MAIORIA DAS FICÇÕES NORTE-AMERICANAS FALSIFICA O INDÍGENA,
EXCEÇÃO FEITA A "PEQUENO GRANDE HOMEM" (LITTLE BIG MAN)
DE 1971, EXEMPLO ANTI-WESTERN, ENFOCANDO A DISPARIDADE
ENTRE O VELHO OESTE REAL E O FANTASIADO POR HOLLIWOOD,
MOSTRANDO UMA CIVILIZAÇÃO BRANCA CORRUPTA E HIPÓCRITA.
NATIVOS NA REALIDADE FORAM VENCIDOS POR UMA CULTURA
SUPERIOR EM TERMOS NUMÉRICOS DE POPULAÇÃO, TECNOLOGIA
DE GUERRA E APTIDÃO MENTAL PARA GUERRA TOTAL.
O INDIO SIMPLESMENTE SE RECUSARIA A COLABORAR COM O BRANCO.
ESSA É A VISÃO SIMPLISTA, MANIQUEISTA, DE CONSUMO FÁCIL.
QUE DEVEMOS REPUDIAR.

ARNALDO SAMPAIO DE MORAES GODOY
Consultor jurídico geral da União 
trecho extraído da Wikipédia