segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

David Hockney e o painel da pesquisa


A tese que apresento aquí e de que, a partir do inicio do século XV,
muitos artistas ocidentais usaram a óptica - com o que me refiro
a espelhos e lentes (ou uma combinação dos dois) - para criar
projeções fieis. Alguns dos artistas usavam essas imagens projetadas
diretamente para produzir desenhos e pinturas, e cedo esse novo modo
de retratar o mundo - esse novo modo de ver - disseminou-se. Muitos
historiadores da arte sustentaram que certos pintores usavam a câmara
escura em sua obra - Canaletto e Vermeer, em particular, são muitas
vezes citados - mas, que eu saiba, ninguém sugeriu que a óptica foi
usada tão amplamente ou tão cedo quanto sustento aquí.
Peço licença aquí para dizer que a óptica não faz marcas, somente
a mão do artista pode faze-lo, e exige-se grande habilidade. E a óptica
também não facilita nem um pouco o desenho, longe disso - eu sei,
eu a usei. Mas para um artista, 600 anos atrás, as projeções opticas
hão de ter demonstrado um novo modo fiel de observar e representar
o mundo material. A óptica conferiu aos artistas uma nova ferramenta
com que fazer imagens mais imediatas, mais poderosas. Sugerir que
os artistas usaram dispositivos opticos, como sugiro aquí, não é
diminuir seus feitos. Para mim, isso os torna ainda mais impressionantes.
extraído de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney 
Essas fotografias mostram o processo em maior detalhe.
No canto superior esquerdo, pode-se ver a projeção no
papel à medida que faço minhas marcas iniciais, dois
estágios das quais podem ser vistos no canto superior 
direito. Após tomar as medidas, retiro o papel e completo
o desenho do natural. A pessoa, sentada todo ese tempo
lá fora, é capaz de ver muito pouco do que se passa no
interior do quarto. Nem se dá conta de que o espelho
está alí. Alguns historiadores da arte me disseram que há
relatos escritos de arranjos análogos nos séculos XV e XVI.
extraído de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney

A câmara escura


A câmara escura


A câmara escura


A câmara escura


A câmara escura


David Hockney - retrato - lápiz e guache