domingo, 26 de fevereiro de 2012

FRANCIS BACON
A Fotografia na pintura

Bacon no ateliê

Francis Bacon - Irlanda 1909 - Espanha 1992

F. BACON - "Estudo para um retrato de Lucian Freud" - óleo 1969 - Tríptico, painel central

Retrato de Lucian Freud - foto: John Deakin

F. BACON - "Estudo para um retrato de Lucian Freud" - óleo 1964

Retrato de Henrietta Moraes - foto: John Deakin

F. BACON - "Figura em movimento" - óleo 1975

DS - Você poderia dizer por que se interessa tanto por fotografias? 
FB - Bom, acho que nosso sentido de aparência é o tempo todo
assaltado pela fotografia e pelo filme. De modo que, quando uma pessoa olha para uma coisa, ela está não só olhando-a diretamente mas também olhando-a sob o
efeito do impacto que a fotografia ou o filme já causaram nela. E 99% das vezes
acho as fotografias muito mais interessantes do que a pintura figurativa ou
abstrata. Elas sempre exercem um impacto sobre mim.
DS - Você sabe a que atribuir exatamente o que provoca
esse impacto em você? É o lado imediato da fotografia?
São a formas inesperadas que elas tomam? Seria a textura delas? 
FB - Acho que é a proximidade muito grande que elas tem
com o fato; isso me faz retornar ao fato ainda mais violentamente.
Através da foto começo a divagar sobre a imagem e meu pensamento
vai captando sua realidade mais finamente do que conseguiria apenas
com os olhos. E as fotografias não são somente pontos de referência;
muitas vezes elas são detonadoras de idéias. 
DS - Tenho a impressão de que as fotografias de Muybridge são as que você mais usa.