sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pasquim - ilustração: Claudio Tozzi

6 - "UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS QUE A REFLEXÃO" / Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para provocar um curto-circuito na análise racional e, finalmente, neutralizar o senso crítico dos individuos. / Por outra parte, a utilização do registro emocional permite abrir a porta do inconsciente para implantar ideias, desejos, medos e compulsões, e induzir determinados comportamentos.

Pasquim - ilustração: Trimano

7 - "MANTER O POVO NA IGNORÂNCIA E A MEDIOCRIDADE" / Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e métodos utilizados para o seu controle e escravidão. / A qualidade da educação dada as classes sociales "consideradas" inferiores, deverá ser a mais pobre e mediocre possível, fazendo com que a distância entre as classes "consideradas" altas permaneça inalterável no tempo e seja impossível de se alcançar uma auténtica igualdade e oportunidades para todos.

Pasquim - ilustração: Walter Vasconcellos

8 - "ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE COM A MEDIOCRIDADE" / Alimentar no público a crença de que: "está na moda" ser vulgar e inculto, mal falado, admirador de gente sem talento algum, desprezando o intelectual, exagerando o valor do culto ao corpo, e o desprezo pelo espiritual...

Pasquim - Ilustração: Brad Holland

9 - "REFORÇAR A AUTOCULPABILIDADE" / Fazer com que o individuo acredite que somente êle é o culpado da sua desgraça por causa da sua pouca inteligência e da incapacidade dos seus esforços. / Assim, em lugar de se revoltar contra o "sistema" económico e social, o individuo culpa a si mesmo. / Isto gera um estado depressivo que acaba inibindo a sua ação. / Sem ação, não haverá reação nem revolução.

Pasquim - ilustração: Trimano

10 -"CONHECER OS INDIVIDUOS MELHOR DO QUE ÊLES MESMOS SE CONHECEM" / No percurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado um distanciamento cada vez maior entre os conhecimentos do público e os conhecimentos posuidos e utilizados pelas elites dominantes. / Graças a biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o "sistema" têm disfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto na forma física como na psicologica. / o "sistema" têm conseguido conhecer melhor o individuo comúm do que êle se conhece a si mesmo. / Isto significa que na maior parte dos casos o "sistema" exerce um controle maior e um grande poder sobre os individuos, maior que o controle que êles têm sobre si mesmos.

Pasquim - ilustração: Trimano