quinta-feira, 11 de novembro de 2010

detalhe

Fui lá, dizia, entrei para a sala de jantar, sentei-me e ela veio ao meu encontro: - M... não está. / Tinha ido a um jantar, disse-me ela. Tinha esquecido o rendez-vous etc. etc. / Em comêço tive uma alegria de devasso - quem sabe? - que passou depressa e felizmente. Ela sentou-se na minha frente, fumei desesperadamente e conversei. Nunca estive tão bem. Tenho vinte e seis anos e, até hoje, ainda não me encontrei com uma mulher de maneira tão íntima, de maneira tão perfeitamente a sós; mesmo quando a cerveja, a infame cerveja, me embriaga e me faz procurar fêmeas, é um encontro instantâneo, rápido, de que saio perfeitamente aborrecido e com a bebedeira diminuída pelo abatimento.

detalhe

1917 - 3 de junho. - Hoje, depois de ter levado quase todo o mês passado entregue à bebida, posso escrever calmo. o que me leva a escrever estas notas é o fato de o Brasil ter quebrado a sua neutralidade na guerra entre Alemanha e os Estados Unidos, dando azo a que êste mandasse uma esquadra poderosa estacionar em nossas águas. // A dolorosa situação dos homens de côr nos Estados Unidos não devia permitir que os nossos tivessem alegria com semelhante coisa, pois têm. Néscios. Eu me entristeço com tal coisa, tanto mais que estou amordaçado com meu vago emprêgo público. // Em que parará isto? Não sei bem, mas se a sangueira já é grande, julgo que ela vai ser ainda maior depois. Tudo o que é revoltante e grosseiro vai por baixo disso tudo, sob o pretexto de pátria. Ê de causar horror, tanto mais que os fortes burgueses querem, aproveitando o estado dos espíritos, matar o indivíduo em proveito do Estado, que são êles. / Spencer tinha razão: o mundo retrograda. O escopo utilitário matou todo ideal, tôda a caridade e que cada "bêsta" na sua manjedoura. Antes o feudalismo! Antes a nobreza!

"Diário Íntimo"

detalhe

1920 - sem data / A segunda vez que estive no hospício de 25 de dezembro de 1919 até 2 de fevereiro de 1920. / Trataram-me bem, mas os malucos, meus companheiros, eram perigosos. Demais, eu me imiscuía muito com êles, o que não aconteceu daquela vez que fiquei de parte. // Revista da Semana, de 7-8-20. - Logo no primeiro artigo aconselha reformas suntuárias na cidade. Em seguida sob o titulo - "Um prato de corridas no Leblon" - pede que a Prefeitura e o Ministério da Agricultura o construam, visto "gastar-se muito dinheiro em cousas inúteis" (textual). / Por aí vai nas suas elegância. // A ordenação do Reino (manuelina) que equipara as bêstas aos escravos é encontrada no livro IV, título XVI. (Lima Barreto combateu todos os prefeitos que, pretendendo remodelar o Rio, derrubavam árvores, arrasavam morros ou aterravam a baía de Guanabara. "Remodelar o Rio! Mas como? Arrasando os morros... Mas não será mais o Rio de Janeiro; será tôda outra qualquer cidade que não ela". ("Megalomania". Caretas, 28-8-20).