quarta-feira, 16 de junho de 2010

"Zuid-Chinese-Zee" 1971 - foto: Philip Jones Griffiths

"Oorlof Op de Stille Oceaan" 1944 - foto: W.Eugene Smith

"Ku Klux Klan" 1955 - foto: W.Eugene Smith

De nossas cidades e carros devemos nos esquecer? / Com nosso dinheiro em Marte o que poderemos fazer? / Quantos milhões em Nova Iorque neste exato momento / estão jantando satisfeitos um bom leitão suculento?
Quantos milhões de latas de cerveja são jogadas / nos Oceanos da Mãe? Quanto custa a Mãe aviltada? / Charuto sonhos de asfalto automóvel e gasolina / Poluindo o ar e escondendo as estrelas pequeninas -
Com um suspiro termina tua guerra interior / Com teu olho verte lágrimas e sente-lhes o sabor / Tem pena desses milhões que na TV planetária / tu vês iguais a fantasmas morrendo de fome em Samsara
Quantos milhões de crianças ainda hão de morrer nesse horror / antes que as Boas Mães percebam o Grande Senhor? / Quantos bons pais com seus impostos hão de sustentar / Exércitos que matam criancinhas sem parar?

"Yasser Arafat - Ramallah, Palestina 2002 - foto: Bruno Stevens

"Muzaffarabad, Kasjmir 2005 - foto: Bruno Stevens

"Guinee Bissau" - foto: Ami Vitale

Quantas almas caminhar na dor na ilusão / Quantos bebés na chuva na solidão? / Quantas familias perdidas desamparadas? / Quantas avós sofridas desesperadas?
Quantos amores a quem falta pão? / Quantas Tias baleadas no chão? / Quantas irmãs com crânios esmagados? / Quantos avôs para sempre calados?
Quantos pais sofridos / Quantos filhos perdidos? / Quantas filhas sem nada pra comer? / Quantos tíos com os pés a doer?
Milhões de bebés no sofrimento / Milhões de mães ao relento / Milhões de irmãs sofridas / Milhões de crianças perdidas. / ALLEN GINSBERG - novembro de 1971 Tradução de Paulo Henriques Brito

"Irak" 2004 - foto: Paolo Woods

HIERONYMUS BOCH / A Caricatura na Pintura

"A Paixão de Cristo" - óleo sobre tela

HIERONYMUS BOCH - Flandes 1450 - 1516 / Pseudónimo de Jeroen van Aeken. Pintor e gravador. Mostrou nas suas pinturas, o obscurantismo religioso que permeaba a sociedade medieval na Europa dos séculos XV e XVI, utilizando figuras simbólicas e caricaturais para julgar os valores impostos pela Inquisição, em disparatadas cenas de "pecado" e "tentação". Recebeu influência de Matthias Grunewald e Albrecht Dürer, sendo considerado precursor do Surrealismo e o Expressionismo. Na Espanha é também conhecido como "El Bosco". Boch pertenceu a uma das muitas seitas que na época se dedicavam as ciências ocultas, adquirindo conhecimentos sobre os sonhos e a alquimia, se dedicando profundamente a ésta ultima. Por essa ração e pelo tom crítico das suas imagens, foi perseguido pela Inquisição. Sua obra sofreu influência dos rumores do "Apocalipse", que surgiram perto de 1500, expressos na sua tela "O Juizo Final" ou (O Triunfo da Morte). Desenhista minucioso e eximio colorista, utilizou estes dotes para criar composições onde reina o "diabolismo", apresentando em tom satírico e moralizante, os vicios e temores de ordem religiosa que afligiam o homem medieval. No quadro "Paixão de Cristo", a figura humanizada de Jesús, contrasta com as faces animalescas dos seus captores e carrascos, representantes do poder estabelecido. Boch é considerado o primeiro artista fantástico da História da Arte. Obras: "O Jardim das Delicias" / "O Juizo Final" / "As Tentações de santo Antonio" "Os Sete Pecados Capitais" / "A Nau dos Insensatos" e "A Morte e o Avarento"

Paixão I - detalhe

Paixão II - detalhe

Paixão III - detalhe

AZAZEL - IRA

Paixão IV - detalhe

ASMODEUS - LUXÚRIA

Paixão V - detalhe

Paixao VI - detalhe

BELPHEGOR - PREGUIÇA

Paixão VII - detalhe

Paixão VIII - detalhe

BELZEBU - GULA

Paixão IX - detalhe

MAMMON - GANÃNCIA

Paixão X - detalhe

LEVIATÃ - INVEJA

Paixão XI - detalhe

LUCIFER - ORGULHO

Paixão XII - detalhe