O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
INTRODUÇÃO AO "BUNRAKU" / O Bunraku, tradicional teatro japonés
de bonecos, encontra-se entre as mais importantes tradições teatrais
do mundo, constituindo-se numa exuberante produção dramática que
alia narrativas musicais a sofisticados bonecos para o deleite do
público adulto. Assim como o Kabuki, o teatro Bunraku é vigorosa
expressão de cultura plebeia do período Edo (1603 - 1868 ). As
declamações que acompanham esse tipo de teatro são chamadas
gidayu-bushi. Quase sempre desempenhadas por um único narrador,
que descreve as cenas e fala por todas as personagens, seus fraseados
transitam livremente entre o discurso e a canção. // A poderosa
sonoridade da versão maior do shamisen - instrumento musical de três cordas - sempre acompanha o narrador nesse tipo de exibição. O shamisen
pontua as falas, sustenta as canções e determina o ritmo de todos
os acontecimentos encenados no palco. Os bonecos, grandes e sofisticados,
são manipulados simultaneamente por três artistas, que imprimem aos
movimentos dos títeres aspectos extremadamente detalhados e realisticos
A CABEÇA DA MARIONETE / A cabeça
(kashira) é a essência da marionete. Elas
são classificadas de acordo com a idade,
o sexo, a classe social, a personalidade
e o papel na peça. atualmente são utilizados
no Bunraku cerca de 50 tipos de cabeças.
Muitas delas, de autoria de artesãos famosos,
são verdadeiras obras primas e, nas mãos
de um mestre manipulador, podem ser mais
eloqüentes, profundas e sutis do que um
ator de carne e osso. A madeira do cipreste
de Nagoya, por sua combinação de leveza
e dureza, é considerada ideal para a confecção
das cabeças. Depois de ficar na água de um
rio por três meses, para extrair sua resina
natural, a peça é cortada em blocos que repousam
por cinco anos antes de serem trabalhados.
INVISIBILIDADE E MAGIA / A concentração
dos marionetistas e sua colaboração com
o shamisen e o narrador são elementos
importantíssimos para dar vida aos bonecos.
É preciso que os manipuladores como que
desapareçam, para que os bonecos passem
a dominar a cena, aparentem ser maiores
do que realmente são e expremam de modo
apropriado os sentimentos e as emoções
das personagens que representam. As
marionetes são montadas por completo a
cada novo espetáculo. O material de cada
boneco é reunido por uma equipe de
especialistas, mas é o próprio manipulador
principal quem procede à sua montagem final.
Enquanto trabalha nela, o marionetista reelabora
em sua mente a atuação e a personalidade do
boneco, incorporando a si mesmo e à própria
marionete tanto a personagem quanto o enredo
que são representados.
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