quarta-feira, 12 de maio de 2010

BUNRAKU - Teatro Tradicional de Bonecos do Japão
Projeto gráfico Carlos Zuffellato e Paulo Humberto L. de Almeida / Fotos Hisao Kawahara e Seisuke Miyake / Textos Fundação Japão / Apresentação do Bunraku no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2002.

BUNRAKU - Teatro Tradicional de Bonecos do Japão

INTRODUÇÃO AO "BUNRAKU" / O Bunraku, tradicional teatro japonés de bonecos, encontra-se entre as mais importantes tradições teatrais do mundo, constituindo-se numa exuberante produção dramática que alia narrativas musicais a sofisticados bonecos para o deleite do público adulto. Assim como o Kabuki, o teatro Bunraku é vigorosa expressão de cultura plebeia do período Edo (1603 - 1868 ). As declamações que acompanham esse tipo de teatro são chamadas gidayu-bushi. Quase sempre desempenhadas por um único narrador, que descreve as cenas e fala por todas as personagens, seus fraseados transitam livremente entre o discurso e a canção. // A poderosa sonoridade da versão maior do shamisen - instrumento musical de três cordas - sempre acompanha o narrador nesse tipo de exibição. O shamisen pontua as falas, sustenta as canções e determina o ritmo de todos os acontecimentos encenados no palco. Os bonecos, grandes e sofisticados, são manipulados simultaneamente por três artistas, que imprimem aos movimentos dos títeres aspectos extremadamente detalhados e realisticos

BUNRAKU

A CABEÇA DA MARIONETE / A cabeça (kashira) é a essência da marionete. Elas são classificadas de acordo com a idade, o sexo, a classe social, a personalidade e o papel na peça. atualmente são utilizados no Bunraku cerca de 50 tipos de cabeças. Muitas delas, de autoria de artesãos famosos, são verdadeiras obras primas e, nas mãos de um mestre manipulador, podem ser mais eloqüentes, profundas e sutis do que um ator de carne e osso. A madeira do cipreste de Nagoya, por sua combinação de leveza e dureza, é considerada ideal para a confecção das cabeças. Depois de ficar na água de um rio por três meses, para extrair sua resina natural, a peça é cortada em blocos que repousam por cinco anos antes de serem trabalhados.

BUNRAKU - Manipulador de bonecos

BUNRAKU

INVISIBILIDADE E MAGIA / A concentração dos marionetistas e sua colaboração com o shamisen e o narrador são elementos importantíssimos para dar vida aos bonecos. É preciso que os manipuladores como que desapareçam, para que os bonecos passem a dominar a cena, aparentem ser maiores do que realmente são e expremam de modo apropriado os sentimentos e as emoções das personagens que representam. As marionetes são montadas por completo a cada novo espetáculo. O material de cada boneco é reunido por uma equipe de especialistas, mas é o próprio manipulador principal quem procede à sua montagem final. Enquanto trabalha nela, o marionetista reelabora em sua mente a atuação e a personalidade do boneco, incorporando a si mesmo e à própria marionete tanto a personagem quanto o enredo que são representados.

BUNRAKU - Manipuladores de bonecos

BUNRAKU