O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
A ilustração e a gravura, embora hoje
distintas e independentes, foram confluentes
no inicio da história das artes gráficas.
A possibilidade de se gravar imagens
diretamente a partir de registros fotográficos
tornou a reprodução iconográfica independente
das técnicas tradicionais de gravação.
Neste processo, estas sofrem um abalo, por
assim dizer, justamente no ponto que atuou
como força motriz no seu processo de
desenvolvimento. Paralelamente, a ilustração
de jornais, revistas ou livros pôde doravante dotar-se
de aspectos especificamente desenhísticos.
Axl Leskoschek - Graz - Áustria 1889 / Viena 1975
A difusão dos meios fotomecânicos não afasta
necessariamente as técnicas tradicionais do
meio editorial (nossos pioneiros artistas-gravadores,
nas décadas de 30 e 40, particularmente, encontraram
na ilustração jornalística e editorial um campo de
atuação profissional ); tampouco destitui a gravura
de todo uso aplicado (técnicas arcaicas e moderníssimas
de reprodução de imagens sempre coexistiram como
coexistem hoje); nem mesmo libera a gravura para uma
utilização artística (evidencia, isso sim, o caráter interessado,
mais que propriamente expressivo, da maioria das
gravuras abertas até então: doravante, seria predominantemente
por sua potencialidade plástica que os artistas se voltaram aos meios artesanais de reprodução de imagens).
Trindade Leal - Santana do Livramento - RS 1927
Embora a apropriação das técnicas de reprodução
de imagens por parte de artistas tenha se dado,
muitas vezes, em contextos em que estas já haviam
sido deslocadas a uma posição de relativa obsolescência
funcional - vide a xilogravura moderna, desde Gauguin e
Munch - isso não afasta o fato de que, em diversas ocasiões,
artistas tenham-se voltado expressivamente para técnicas
de reprodução de imagens então corriqueiramente utilizadas,
enxergando nestas a possibilidade de uma atuação direta.
Carlos Martins - Araçatuba - SP 1946
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